Resgatando a identidade cultural da Baixada Fluminense – origem e inspiração da obra de Bira da Vila e de grandes compositores da região 

O cantor e compositor, Bira da Vila, lançou em 08/06/2010 seu primeiro CD “O Canto da Baixada. O disco produzido em parceria com o radialista Adelzon Alves, possui 15 preciosas faixas, resgatando assim a identidade da Baixada Fluminense através de seus principais compositores dês da década de 1940.

A obra é fruto de mais de dez anos de pesquisa que Bira da Vila e Adelzon Alves fizeram, sobre os cantores e compositores oriundos da Baixada Fluminense, e chama atenção não só pela qualidade musical como também pela história contada através de cada música.

O CD, conta com a participação especial de Beth Carvalho, na faixa “O daqui, o dali e o de lá” que é uma verdadeira homenagem ao Brasil, citando mais de 40 ritmos tipicamente tupiniquins.

Bira foi o responsável por todo o processo de produção do disco, desde a idealização ao produto final, por isso a preocupação com a escolha do repertório e com o valor da obra. “Este projeto tem como objetivo valorizar a cultura de um lugar que geralmente fica esquecido do grande público.” afirma o artista. “‘O Canto da Baixada’ é um disco importante pelo resgate cultural, histórico, artístico e uma justa homenagem aos grandes compositores de samba da Baixada Fluminense, como Osório Lima, João da Paz, Cabana, Toninho Barros, Jairo Bráulio, Anésio, Serginho Meriti e tantos outros que marcaram a história do samba e precisam de alguma forma ser lembrados.”

O disco é genuinamente de samba, mas em cada composição são percebidos toques e levadas de variados ritmos como o baião, chorinho o forró e o xaxado, ritmos brasileiros. “É a união de todas as artes para uma mobilização e discussão sobre a valorização da Baixada Fluminense. Artistas da década de 40, 50 não podem ser esquecidos,” finaliza Bira.

Sobre Bira da Vila

 

O cantor e compositor, Bira da Vila, nasceu dia 08 de janeiro na Vila São Luiz, Duque de Caxias-RJ.  O Pai, Seu Jair, foi a primeira fonte de inspiração – aos 14 anos Bira prestou uma homenagem ao pai e compôs seu primeiro samba “O Malandrinho”. Bira da Vila foi apadrinhado pelo amigo e maior ídolo artístico Luiz Carlos da Vila, com quem possui uma forte parceria musical. Teve “Sorriso de Banjo”, sua primeira composição, gravada por Jovelina Pérola Negra no disco “Vou na Fé” em 1993 que tocou em todo o país. No ano de 2002, uma parceria com Riko Dorilêo, compôs “Ventos da Liberdade”, que é considerada o Hino de reconstrução de Angola e é tocada até hoje nas principais rádios do país. Bira é citado no Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira, na biografia de Zeca Pagodinho e no livro “Heranças do Samba” de Aldir Blanc, Hugo Sukman e Luis Fernando Vianna.  Zeca gravou a música “Então Leva”, composição de Bira em parceria com Luiz Carlos da Vila, que está presente no cd, Uma Prova de Amor, de Zeca Pagodinho e ficou entre as duas concorrentes, na categoria de melhor canção do ano na edição de 2009 do Premio da Musica Brasileira. Após o lançamento do álbum “O Canto da Baixada” em 2010, Bira da Vila realizou seu sonho de juntar toda a classe artística da Baixada numa parceria com o SESI Caxias no evento “Baixada é Arte” que aconteceu do dia 25 a 30 de abril de 2011 onde juntou no evento 186 artistas mais debatedores num total de mais de duzentos artistas num evento de sucesso absoluto, que pode mostrar o valor da cultura e dos artistas da Baixada Fluminense. E para coroar toda a dedicação pela valorização da cultura da Baixada teve o álbum “O Canto da Baixada” pré selecionado pelo prêmio da música  2011, e foi contemplado com o Prêmio Baixada 2011.

O Projeto Samba Identidade Nossa e o grupo Terno de Cambraia também já prestaram sua homenagem a este artista, que a tantos vem homenageando com este belicismo trabalho, dedicado ao samba a musica popular Brasileira e nossa ancestralidade! E o guerreiro não para, esta rodando pelas veredas deste país e levando na bagagem a BAGAGEM!

Parabéns Bira da Vila e AXÉ ao Canto da Baixada.

Fotos: Ierê Ferreira

Assessora de Imprensa

Carolina Bellardi

carolinabellardi@hotmail.com.brContatos para shows:

tel: (21) 3659-3948/ 8469-9657

Anúncios