Por: Ierê Ferreira


Sabe aquela morenice de parar o trânsito?


Então, misture isso a uma voz poderosa e a uma alegria que só se encontram em uma pessoa que sabe o que faz e aonde quer chegar. Isso sem falar no “swing” mineiro que aliado à malandragem carioca faz a “geral” sambar em plena segunda-feira sem futebol.

Janaina Moreno canta e interpreta de forma madura as canções que escolhe. Não é à toa que vem conquistando seu espaço na cena das principais casas de samba do Rio, chamando atenção do público e  da crítica especializada. Em 2009 ganhou o  concurso “Novos Bambas do Velho Samba”, uma realização da tradicional casa de Samba da Lapa/RJ, Carioca  da Gema. Graças à força das suas apresentações  vivas e contagiantes, a sua presença de palco e  a sua pesquisa de repertório, Janaína Moreno é apontada como uma das principais  revelações  para 2010. Atriz formada pela UFMG, já  trabalhou com grupos de teatro como: o Grupo Galpão e a Cia. Terceira Margem, ambos em Belo Horizonte. A cantora e atriz sempre conciliou as duas profissões.  Frequentadora de rodas de samba tanto em Minas Gerais como no Rio de Janeiro,  Janaína Moreno já  dividiu palco  com os bambas da velha guarda do samba, como D.Ivone Lara, Noca da Portela, Walter Alfaiate, Monarco, Paulão 7 cordas, Moacyr Luz , Toninho Geraes e com os novos representantes   do samba como, Fabiana Cozza,  Edu Krieger, Pedro Miranda, Ana Costa e Luiza Dionísio. Recentemente participou do DVD da sambista  Tereza Cristina, ao lado de Seu Jorge e Marisa Monte.

Radicada há um ano na cidade do Rio de Janeiro, a cantora se apresenta às sextas-feiras no Centro Cultural Carioca e aos sábados no Semente e se concentra na escolha de repertório para seu primeiro disco, que será produzido por Nicolas Krassik.

Isso tudo e mais um pouco faz de Janaina Moreno membro desta comunidade intitulada Samba Identidade Nossa.

Seja bem vinda!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios