Este slideshow necessita de JavaScript.


Dona Ivone Lara


Por: Ierê Ferreira

O que dizer desta guerreira que tanto deu o que falar que defendeu a bandeira do samba quando o samba com seus conceitos não dava espaço às mulheres compositoras? Dona Ivone Lara nos da até hoje o enorme prazer de ouvi-la e vem dos tempos do Prazer da Serrinha nome da agremiação que deu origem a escola de samba Império Serrano em 1947 onde Dona Ivone se batizou, consagrou-se ao lado de Silas de Oliveira, Mano Décio da viola e tantos outros parceiros musicas.

Dona Ivone Lara é a rainha negra da nossa força cultural maior.

Túlio Feliciano, compositor, diretor e produtor musical, em depoimento ao jornal O Globo declarou: “Ela é a síntese do samba. Tem o ritmo dos tambores do jongo e a riqueza melódica e harmônica do choro. Em seu canto intuitivo está um pouco da África.

O poeta Luiz Carlos da Vila em parceria com Nelson Sargento homenageou nossa rainha com os versos deste samba-canção:


RARA

Lara o seu laraia é lindo
Rara ao bailar sorrindo
São canções de quem tanto, tanto
Corações retém com o seu canto

Baila e baila o ar
Que ouvindo
Vai lá, vem cá

E o mar ao ouvir
Traz o luar mais pra si
Faz o jardim beija-flor
E o sol se põe a aplaudir
O samba que a terra criou
Em Lara a mais clara versão do amor

E Ricardo Cravo Albin completa dizendo:

Portanto, seja como mulher pioneira nas escolas e como compositora de clássicos da MPB, seja como cantora portentosa e como personagem de irresistível fascínio pessoal, Ivone Lara fez por onde merecer o consagrado dona antes do nome. O dona de Ivone outro significado não terá senão a versão honorífica do império britânico. Ela é, sim, nossa única dama de realeza da MPB: Dama Ivone Lara. À bênção e Axé!

Nossa rainha ratifica tudo isso ao gravar o samba Bodas de Ouro composição dela e de Paulo Cesar Pinheiro:


Com o samba eu casei tanto tempo faz
Com ele eu vivi minha vida em paz
Do samba eu guardei só momentos bons
Nossos corações não separam mais
O samba pra mim me caiu do céu
A ele eu jurei sempre ser fiel
E tudo que aprendi o samba me ensinou
Sempre foi o samba o meu grande amor
O samba me deu muito mais do que eu quis
O samba me fez bastante feliz
Até bodas de ouro com o samba eu já fiz
Canto pra comemorar
E vou dizer mais seu pudesse voltar
Casava outra vez com o samba
Sei que é um amor sem fim
A Deus quero agradecer
O tempo que o samba me dá prazer
E se depender de mim
Do samba e desse bem querer
A gente tão cedo não vai morrer.

Dona Ivone Lara é Samba Identidade Nossa!

